150km de Bike para o trabalho - Guaíba/RS

21 de Fevereiro de 2017 - RS

 

Pessoalmente uso a bike como veículo principal de transporte.

Pedalo em média 150km por mês em deslocamentos ao trabalho, academia e outros.

 


Meus maiores desafios são:

1 - Criar o hábito, sempre pedalei, mas por alguns anos tinha abandonado, principalmente depois que comprei a moto. Foi difícil voltar...;

2 - Ignorar os palpiteiros de plantão.....muitos acham que ir ao trabalho de bike é coisa de pobre...pobre são eles... "pobres de espírito"...

3 - Infra estrutura - Falta de ciclovias, ruas e acostamentos com muitos buracos.

4 - Desrespeito dos motoristas - Ainda tem muito desrespeito de motoristas aos ciclistas na minha cidade....mesmo os que andam direitinho como eu...o mais comum são as cortadas nas esquinas, as fechadas na troca de pista ou saída de estacionamentos (inclusive já fui atropelado assim), e o mínimo de obediência as leis de trânsito...isto é, manter distância lateral de pelo menos 1.5 metros.

5 - Criar uma logística - saber o que levar na bike para o dia a dia, bem como chegar em condições para o trabalho.

6 - Pela experiência que tenho, pedalar 10km ou 20km por dia para o trabalho é relativamente fácil... claro, dependendo das condições do local....aqui na minha cidade é tudo plano, então são raras as subidas, isso facilita muito.

7 - Finalmente - Ter uma boa bike. Não adianta ... o barato acaba saindo caro... você tem que ter uma bike adequada ao seu biótipo e com estrutura própria para o terreno que você enfrentar no dia a dia. Mas um adendo aqui... ela não precisa custar uma fortuna...há boas bikes por preços acessíveis... uma boa prática é montar uma .... visando conforto, capacidade de carga e performance....conforme a sua necessidade.